BANCOS E CÂMBIO

Atualmente a moeda corrente na Grécia é o Euro. A moeda mais antiga do mundo, o Dracma, deixou de circular a partir de 2002. Entretanto, os dracmas ainda podem ser trocados nos bancos. O horário de funcionamento bancário é das 8:00 às 14 horas. de segunda à quinta-feira e das 8:00 às 13:30 horas. nas sextas-feiras. Existem muitas casas de câmbio nas principais cidades e nas ilhas mais turísticas que funcionam em horário mais dilatado. Algumas casas de câmbio não cobram comissões. As agências do correio também fazem câmbio com regularidade. Quando possível evite levar dólares americanos e viaje com Euros para evitar o câmbio. 

Uma opção segura, para quem carrega quantias elevadas, é viajar com traveller cheques em Euros, que são aceitos na maioria dos lugares. A maior vantagem é o reembolso no caso de roubo ou extravio, embora os bancos costumem cobrar uma taxa no momento da troca por dinheiro. 

Os cartões de crédito não são muito aceitos na Grécia pois a taxa de administração cobrada é muito alta. Nas grandes cidades, em geral, não há problemas de aceitação, principalmente em hotéis e locadoras de veículos, mas o mesmo não se pode dizer da maioria dos restaurantes. Nas ilhas mais turísticas a aceitação é maior, mas nas ilhas menos turísticas, dificilmente o cartão é aceito, mesmo em hotéis. Dessa forma, procure viajar com dinheiro ou traveller cheques que podem ser trocados em bancos e agências do correio. Reserve o cartão de crédito para pagamentos de passagens aéreas internas, grandes redes de hotéis e como opção para retirada de dinheiro extra em caixas eletrônicos. Os cartões de maior aceitação são Mastercard, Visa e Diners. American Express não tem a mesma penetração dos anteriores.

 

Para Dicas de Viagem

Música : Oneiro Apatilo - Giannis Vasiliou