DOCUMENTOS, VACINAS E VISTOS

Para entrada na Grécia, assim como em toda a União Européia, é necessário passaporte com validade mínima de 6 meses. A Grécia não pede vistos para brasileiros mas, a Turquia sim.

Dessa forma, para quem pretende visitar os dois países é necessário solicitar o visto na Embaixada Turca.

Caso a pretensão seja apenas fazer excursões de um só dia à Turquia, a partir de uma ilha grega, o visto pode ser obtido na entrada da Turquia ou, em alguns casos, o passaporte ficará retido pelas autoridades turcas até o momento da volta para a Grécia.

Muitos dizem que a União Européia tem pedido aos brasileiros o Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela.

A vacina pode ser feita gratuitamente nos principais aeroportos do Brasil assim como, no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP ou em centros de vacinação particulares cadastrados e têm validade por dez anos.

O certificado é emitido no mesmo momento. Pessoalmente eu nunca soube de alguém a quem tenham pedido tal atestado e eu mesmo que desde 1981 vou anualmente à países da Europa, há anos atrás tomei a vacina por precaução,

porém tal comprovante jamais me foi exigido em qualquer dos países.

É fundamental fazer um seguro de viagem para acidentes pessoais e doenças ou ao menos possuir um cartão de crédito que ofereça este tipo de seguro.

Para quem pretende alugar carro é importante ter a Carteira Internacional de Habilitação que pode ser emitida nos Poupa-tempos, DETRAN, Car Clube, Automóvel Clube do Brasil ou Touring Clube do Brasil.

Nem todas as locadoras a exigem e aceitam a Carteira Nacional de Habilitação junto com o passaporte mas, atualmente, com a união dos países europeus, a exigência da Carteira Internacional tem sido mais constante e a fiscalização muito maior.

 

Para Dicas de Viagem

Música : Eleni Tsaligopoulou - De Mas Sugxwrw