FAZENDO AS MALAS

 

Comecemos por escolher as malas adequadas. 

Para uma viagem à Europa por um período maior do que 15 dias, será necessário uma mala maior. É conveniente que ela tenha rodas para facilitar a locomoção. Alguns preferem as malas duras, que amassam menos as roupas; outros optam por malas de tecido mais mole, que são apropriadas para se encaixar alguma comprinha de última hora, uma vez que elas estufam. De qualquer maneira, a não ser que você vá direto a uma ilha através de um voo charter que parta de alguma cidade europeia (o que não é comum para brasileiros), você vai começar e terminar a sua viagem em Atenas, onde chegam e de onde partem os voos para capitais europeias com conexões com o Brasil (no momento não existem voos diretos do Brasil para a Grécia). 

De Atenas é que se partirá para as ilhas em aviões pequenos ou de barco. Claro que você não carregará sua mala maior para esse trajeto, uma vez que ela é completamente dispensável. Sua mala grande pode ficar em um locker do hotel ou do aeroporto aguardando sua volta das ilhas, levando-se para as ilhas apenas uma pequena mala por pessoa. Mas, lembre-se, você vai entrar e sair dos barcos, andar dos portos até os hotéis e nada de carregar peso, portanto, novamente, as rodinhas e a alça para puxá-las vão ajudar muito.

Uma dica na hora da compra das malas : procure malas com rodinhas colocadas nas extremidades das malas, jamais mais próximas do centro das mesmas pois essas ficam bambas quando andam. Escolha sempre rodinhas bem protegidas e não expostas (mais internas), especialmente nas malas grandes, pois essas rodinhas quebram muito facilmente quando colocadas e retiradas dos aviões. Para as malas menores que você vai carregar para as ilhas, é interessante que próximo às rodinhas, onde a mala pega mais no chão, haja uma proteção maior no tecido da mala como reforço em couro ou tecido plastificado resistente. E observe o puxador da mala, se ele também não é forte o suficiente para não balançar quando a mala estiver mais pesada.

Imagine-se carregando um par de botas, grandes e pesadas, de uma ilha para outra. Escolher as malas adequadas e saber o que levar pode tornar a viagem muito mais agradável. Afinal quem é que gosta de ficar carregando peso, ainda mais se ele for inútil, em plenas férias.

A vida nas ilhas é simples (mesmo em Atenas, a não ser que você esteja em uma viagem de negócios ou no inverno, gravatas, blazers, sobretudos, vestidos chiques, etc...são completamente dispensáveis), ninguém está lá para se preocupar com roupas, mas apenas para curtir as férias muito à vontade e tudo que você precisará serão maiôs, bermudas, camisetas, camisas tipo polo, poucas calças leves, vestidinhos e calçados confortáveis e fáceis de carregar. 

Levar tênis eu considero um verdadeiro "mico". Além de quentes e requererem meias, eles são pesados para carregar e ocupam um espaço imenso na mala. Sandálias confortáveis podem ser úteis para as calçadas  e praias de areia, mas existem nas ilhas muitos acessos às praias com terrenos pedregosos e acidentados, além de subidas e descidas nas cidades que ficam no alto das ilhas, quando as sandálias saem facilmente dos pés. Por isso considero os sapatos tipo "sider" com sola de borracha inteiriça - que facilitam a tração nas subidas e seguram nas descidas - como os ideais, especialmente os tipo "sider" que podem ser usados com elegância, tanto de dia como de noite. Ambos os tipos pesam pouco nas malas, são confortáveis, não requerem meia e protegem melhor os pés. De qualquer forma, jamais compre sapatos novos na véspera da viagem, será desagradável chegar lá e perceber que eles machucam os pés. Sempre use-os antes de viajar e tenha certeza de que são leves e confortáveis. Leve um para andar na areia, que eventualmente vai se molhar, e outro para sair à noite.

Uma malha ou um casaquinho leve pode ser útil pois na maior parte do ano, mesmo no verão, costuma ventar à noite nas ilhas. Não esqueça os protetores solares específicos para o seu tipo de pele, um boné e óculos escuros com 100% de filtração ultravioleta. A brisa constante nas ilhas muitas vezes minimiza o calor do sol e ficar ardido de queimado pode atrapalhar sua viagem. 

Uma caixa de medicamentos para as doenças mais banais (aspirina, remédio contra enjoo e diarreia, um antiespasmódico, etc...) é importante. Não se esqueça de levar óculos, assim como, para os usuários de lentes de contato, um par de lentes de reserva.

Lembre-se de verificar como está a memória do cartão da sua máquina fotográfica e, se precisar de mais espaço, compre-os antes de partir, em Atenas, no free-shop ou nas ilhas maiores. Muitas vezes, essas facilidades não se encontram nas ilhas menos turísticas. 

Antes de iniciar a viagem, compre mapas e guias turísticos dos lugares que pretende visitar. Procure lê-los antes de partir, selecionando e fazendo um xerox apenas das páginas que vão interessar, evitando carregar durante a viagem peso desnecessário de livros.

Além disso não se deve esquecer de levar : passaporte (faça um xerox das páginas principais do mesmo para o caso de perda e o mantenha em lugar separado do passaporte), cartão de crédito (também faça xerox dos mesmos e tenha em mãos os telefones para contato caso os perca), carteira de motorista internacional (essencial para se alugar carro), dinheiro (que deve ser levado em cintos adequados dentro da calça), chaves da casa e das malas, calculadora, máquina fotográfica e filmadora e um canivete com várias utilidades. Lembre-se de que canivetes, assim como qualquer líquido, em frascos acima de 100 ml., não podem ser levados na mala de mão, devem ir dentro das malas despachadas. Usuários de lentes de contato devem retirá-las assim que entrar no avião e só as recolocarem quando chegarem ao destino. É sempre bom ter à mão no avião colírio lubrificante, aspirina e remédios para indisposições estomacais e enjoo.

É conveniente se fazer uma lista dos objetos que pretende levar com antecedência para que não se esqueça de nada na última hora.  

Fazendo as malas você já começou a viajar, portanto....

Bom divertimento! 

Para Dicas de Viagem

Música: Min Tolmiseis - Adonis Vardis