HOTELARIA

A rede hoteleira na Grécia, composta por hotéis e quartos para alugar (domatia), é imensa e mutável. A cada ano, abrem-se novos hotéis e fecham-se outros, tornando difícil a manutenção de informações. O intuito desta página é fornecer um direcionamento de como achar, por conta própria, a melhor opção de hospedagem. No final da página coloquei algumas sugestões e links de hotéis em que já me hospedei e cujo custo/benefício foi muito satisfatório. Existe também um link para um site grego onde pode-se pesquisar (em inglês) hotéis por regiões.

Atenas está equipada com uma rede hoteleira grande, com preços e qualidades muito variadas. Há hotéis para todos os bolsos. Se não tiver reserva, procure examinar o quarto antes, mas a maioria tem banheiro, ar-condicionado (sempre necessário no verão em Atenas), televisão e geladeira no quarto. Entretanto, aconselho a sempre fazer reserva de hotel em Atenas, pois a cidade é local de freqüentes convenções e achar hotel em Atenas sem reserva antecipada é tarefa árdua em qualquer época do ano.

Atenas tem um trânsito terrível, talvez só melhor que São Paulo. Estar hospedado numa área bem localizada e não necessitar de carro no centro da cidade é interessante. Mesmo porque o estacionamento também é muito difícil. A desvantagem é que Atenas é dividida em três áreas principais. A região das montanhas, com bairros interessantes como Kifissia, o centro e a região de Glyfada, Voula e Pireus, que fica junto ao mar. As distâncias são grandes. 

Quem vai ficar poucos dias e pretende se concentrar nas atividades turísticas do centro da cidade não precisará de carro, mesmo porque o novo metrô já liga muitas regiões e atualmente é um dos mais modernos do mundo.

Para ir a um restaurante ou casa noturna (a maioria localizada na região das praias) o serviço de táxis é bom e custa em torno de 8 euros a partir do centro. Como em toda cidade grande, deve-se ter o cuidado de observar se o taxímetro foi zerado, questionar o valor aproximado da corrida antes de embarcar, etc.. Ao final da noite, mesmo por volta das 6 da manhã, o número de táxis na região da praia é grande, para retornar ao hotel. Para aqueles que pretendem ficar mais tempo em Atenas e conhecer melhor as regiões das praias e das montanhas, pode-se alugar um carro, porém procure se informar antes se há algum estacionamento próprio ou próximo ao hotel. 

Para quem já conhece o centro e pretende passar a maior parte do tempo à beira-mar existem muitos hotéis nesta área. 

Se estiver viajando por conta própria e numa época em que as ilhas não estejam muito lotadas, encontram-se boas opções no próprio local, sem ser necessária uma reserva antecipada. Será preciso apenas um pouco de paciência para escolher um hotel de seu agrado. Existem muitas opções de hotéis nas ilhas mais turísticas, porém poucas, nas menos turísticas. 

Aconselho o aluguel de carro em todas as ilhas que este serviço estiver disponível. Não só é a maneira ideal de conhecer bem a ilha, como ajuda na procura da melhor acomodação. Com o carro, pode-se achar hotéis em regiões mais tranqüilas que o porto, ou junto às praias.  Portanto, ao desembarcar na ilha, primeiro alugue um carro e então saia  à procura de hospedagem. É recomendável, sempre que possível, chegar na ilha ainda durante o dia para facilitar essa busca de hotel. Se a intenção é ficar próximo ao porto ou a ilha não dispuser de aluguel de carros, deixe as malas em alguma cafeteria do porto, e vá à pé a procura de um quarto.

Muitos dos hotéis mais antigos nas ilhas não estão muito bem conservados e uma dica muito boa é a procura do que, na Grécia, se chama domatia ou quartos para alugar, que costumam ser propriedades de pessoas aposentadas, nativas da própria ilha. Existem muitas placas  anunciando as domatia escritas em diversos idiomas. São construções novas, em geral muito floridas e bem cuidadas pelos próprio donos, compostas de poucos quartos limpíssimos que possuem banheiro, ar-condicionado, televisão e cozinha completa, com geladeira e fogão.

Domatio (Nisyros)        Domatio (Leros)

 

 Domatio (Limnos)      

 

Domatio de inverno com lareira  

 

Domatio com varanda e piscina (Lefkada)                                            

Alguns proprietários de domatia assediam os passageiros no momento em que esses descem dos barcos; outros (em geral os melhores) têm que ser  "achados"  andando-se um pouco pela ilha, mas vale o esforço, pois os preços podem ser negociados com os próprios donos e costumam ficar muito mais em conta do que a maioria dos hotéis. Existem opções excelentes por 30 a 40 euros. Entretanto, nunca feche negócio sem antes ter visto os quartos, pois as opções são muitas. E, lembre-se, os gregos fazem a sesta, portanto, no horário de almoço, entre 13 e 16 horas, pode ser que não haja ninguém nas domatia para lhe mostrar o quarto. Se chegar à ilha neste horário, tenha um pouco de paciência. Afinal, todos têm direito ao sagrado descanso, ainda mais numa ilha grega.

LINKS

PROCURE UM HOTEL NA GRÉCIA

POUSADA SIROCO´S - PAROS

HOTEL ALMYRA VILLAGE - KARPATHOS

HOTEL ELOUNDA MARE - CRETA

HOTEL PORTO SCOUTARI - PATMOS

HOTEL ODYSSEY - ITHAKA

 

Para Dicas de Viagem

Música : Xoris Esena - Stefanos Korkolis