FESTIVAIS, RELIGIÃO E INFORMAÇÕES GERAIS

FESTIVAIS

O mais importante  Festival é o de Atenas. Desde que foi criado, em 24 de agosto de 1955, é realizado todos os anos, de junho a setembro. O local do evento não poderia ser mais simbólico: aos pés da Acrópole de Atenas, no Teatro Herodes. Construído pelo Rei Herodes em 161 a.C., é um anfiteatro inigualável, com uma acústica excelente. As montagens reúnem artistas gregos e astros internacionais em tragédias e comédias gregas clássicas, óperas, companhias de dança e de balé, orquestras filarmônicas de diversas capitais européias, além de shows de cantores populares do país.

Outro importante festival do verão grego é o realizado no antigo teatro de Epidauros, no Peloponeso. Em excelente estado de conservação, apesar de ter sido construído no final do século IV a.C., é considerado o melhor de todos os teatros da Grécia Antiga.  Fica em meio a um campo verde e tem uma acústica perfeita para representações de tragédias gregas.  Em horários de visitas, quando o local está vazio, uma pessoa pode falar em tom normal de voz e ser ouvida perfeitamente por outra que esteja na fileira mais alta do teatro, a muitos metros de distância.

Em Thessaloniki, o mais conhecido é o Festival Dimitria, que se realiza no outono e dura cerca de três meses. Além de concertos e espetáculos de teatro conta com variadas atividades científicas e culturais, simpósios e exposições de arte. Na mesma cidade acontece todos os anos o Festival Internacional de Cinema, principal evento cinematográfico na região dos Bálcãs, desde 1992, reunindo durante dez dias diretores, produtores, atores e atrizes de renome do cinema de vários países.

 

RELIGIÃO

Noventa e cinco por cento da população da Grécia segue a Igreja Ortodoxa Grega, apesar de na Grécia todos terem o direito de professar qualquer religião. A tradição religiosa muito antiga fez surgirem em todo o país igrejas cristãs , bizantinas e pós-bizantinas, catedrais, pequenas capelas no campo e mosteiros. Na península de Halkidiki há uma famosa área de mosteiros chamada Monte Athos com 20 mosteiros que possuem tesouros culturais únicos, mosaicos, afrescos e ícones religiosos, trajes cerimoniais, pórticos monumentais e relíquias. Suas bibliotecas possuem manuscritos valiosos, documentos e cópias únicas de antigos textos religiosos. Outra região religiosa importante na Grécia é Meteora com seus vários mosteiros no alto de formações rochosas impressionantes, muito admirada pelos místicos. Qualquer reforma realizada pelas prefeituras deve respeitar a localização das igrejas, por menores capelas que sejam, jamais podem ser removidas ou alteradas de localização ou arquitetura. Mesmo no centro de Atenas observam-se algumas pequenas capelas que ocupam parte da calçada porque não puderam ser removidas; acabam sendo extremamente pitorecas e atraindo a atenção dos turistas.

Os padres ortodoxos são muito presentes na comunidade indo sempre de encontro à seus fiéis, mesmo em bares e restaurantes, sentando para uma conversa; sempre de batina dirigem seus automóveis e também podem se casar, diferentemente dos católicos. 

Os mais importantes feriados religiosos são o Natal e a Páscoa. Além destes feriados, todas as cidades celebram o seu santo padroeiro com muita música tradicional e danças. Em 15 de agosto se comemora o dia de Nossa Senhora, também com muitas festas e procissões por toda a Grécia, especialmente nos menores vilarejos.

 

TELEFONES PÚBLICOS

Os telefones públicos são encontrados com muita facilidade em todos os locais da Grécia. Cartões telefônicos podem ser comprados em perípteros (as famosas bancas de jornais, que na Grécia, vendem muitas coisas, entre elas, os cartões telefônicos, refrigerantes, cerveja, bandeiras, cintos, cordões de sapato, cigarros e muitas outras pequenas coisas). Existem cartões de diversos preços aumentando o tempo de uso. Com um cartão de e Euros pode-se tranqüilamente falar com o Brasil. Para ligar para o Brasil basta digitar 00-55-código da cidade-número do telefone desejado.

FUSO HORÁRIO

O fuso horário entre Brasil e Grécia varia de 4 a 6 horas, dependendo dos horários de verão de cada país. Na época do verão na Grécia, entre maio e setembro a diferença é de 6 horas. Com relação à maioria dos países europeus, a Grécia costuma ser uma hora mais tarde.

 

CORRENTE ELÉTRICA

A corrente elétrica na Grécia é de 220 Volts / 50 Hz AC.  Assim, caso necessite levar aparelhos eletrônicos, secadores de cabelo, etc... que sejam de 110 Volts, é necessário levar também um transformador. Os pinos das tomadas costumam ser redondos de dois pinos (raramente 3 pinos). Adaptadores são facilmente encontrados em pequenas lojas ou supermercados.

 

Para Dicas de Viagem

 

Música : Oneiro Demeno - Giannis Vassiliou